Oportunidade
IFSul abre inscrição para Educação de Jovens e Adultos
Oportunidade é oferecida no curso técnico em Edificações e não será necessário prestar o tradicional vestibular
O campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) traz uma oportunidade para adultos que desejam ingressar no curso técnico em Edificações. Um processo seletivo especial, sem a necessidade de realizar o tradicional vestibular da instituição, abre inscrições no dia 7 de maio. As 25 vagas são oferecidas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente no saguão do campus Pelotas, situado na Praça 20 de Setembro, nº 455. O período para a candidatura é de 7 a 15 de maio, das 19h às 21h. Somente pessoas maiores de 18 anos e que tenham concluído o Ensino Fundamental podem participar do processo. Candidatos que possuem experiências comprovadas na área da construção civil têm prioridade.
A principal intenção da seleção é capacitar profissionais que já atuam no ramo como, por exemplo, pintores, eletricistas, pedreiros e serventes, explica a coordenadora dos cursos da modalidade EJA, Lilian Dilli. "Nosso objetivo é aumentar a escolaridade e a condição social dessas pessoas", comenta. Por esse motivo, a prioridade no preenchimento das vagas será dada a quem possuir experiência na construção civil.
A seleção é dividida em três etapas. Primeiro, no dia 16 de maio, será feita uma apresentação dos objetivos e propósitos do curso. O encontro será no Auditório Enilda Feistauer, no próprio campus. O comparecimento é obrigatório e quem não participar estará automaticamente eliminado do processo. Na oportunidade também serão esclarecidos
os critérios usados na seleção.
No dia seguinte, 17 de maio, ocorre uma pesquisa de realidade. A etapa também será feita no campus Pelotas. Os candidatos irão responder a questões sobre aspectos de sua vida, escolarização e trabalho. O resultado da pesquisa e informações mais detalhadas da fase final serão divulgados em 23 de maio. A última etapa, classificatória, consiste em uma entrevista. A lista com os 25 aprovados será divulgada no dia 7 de junho.
Saiba mais
O curso técnico em Edificações é oferecido à noite e na modalidade integral, ou seja, também abrange disciplinas do Ensino Médio. A duração é de quatro anos. Os profissionais formados são aptos a planejar e executar obras novas, de manutenção ou de restauro. O técnico também é habilitado a controlar a qualidade dos serviços e dos materiais de construção, elaborar orçamentos e comercializar produtos, materiais e equipamentos de construção.
Critérios de seleção e classificação
1) idade;
2) escolarização mínima até 8º série;
3) tempo de afastamento da escola;
4) razões do interesse pelo curso (identificadas por meio de questionário);
5) habilidades de raciocínio (identificada por meio de questionário);
6) renda familiar;
7) experiência na área da construção civil.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário